R. Cap. José Antônio Lagareiro, 520 - Mauá - SP

Case AngloGold Ashanti – Entenda como funciona a osmose reversa e quais as suas vantagens no tratamento da água

Destaques

Quais As Consequências De Uma Má Gestão De Efluentes?

Quais As Consequências De Uma Má Gestão De Efluentes?

Independente de ser ou não uma empresa geradora de efluentes, a relação de transparência e verdade com as atividades exercidas é essencial considerando todas as...

LEIA MAIS »
A Importância Da Legislação Ambiental E O Impacto Nos Negócios

A Importância Da Legislação Ambiental E O Impacto Nos Negócios

Suas normas foram criadas para a proteção do meio ambiente e gerar mais consciência sobre os efeitos causados pelas empresas. A legislação ambiental é uma preocupação...

LEIA MAIS »
O Papel Da Mineração Na Retomada Da Economia

O Papel Da Mineração Na Retomada Da Economia

Após um longo tempo de crise em quase todos os setores da economia brasileira, em virtude da pandemia que atingiu todo o mundo, é tempo...

LEIA MAIS »

Blog

Compartilhe:

Case AngloGold Ashanti – Entenda como funciona a osmose reversa e quais as suas vantagens no tratamento da água

Você já deve ter ouvido falar sobre a osmose, certo? Ela é um dos processos mais importantes na natureza, que consiste na passagem de solvente, de uma solução menos concentrada para uma solução mais concentrada. Ela está no nosso cotidiano e acontece, por exemplo, quando as raízes das plantas absorbem a água do solo.

Mas, o que esse processo tem a ver com o tratamento da água? Aqui, ele é chamado de osmose reversa. Basicamente, é uma tecnologia usada para remover a grande maioria dos contaminantes da água, empurrando-a sob pressão por meio de uma membrana semipermeável.

Com uma bomba, a água é forçada através da membrana, deixando para trás o sal, produtos químicos, minerais e impurezas. Em nível industrial, esse método é capaz de reduzir até 99% do total de sólidos. O resultado é uma água de alta qualidade.

A eficácia do processo fez com que outros setores como o da mineração voltassem os seus olhos a osmose reversa. É o caso da AngloGold Ashanti, a mais longeva do país na área, que finalizou no último ano a Planta de Tratamento de Efluentes da Mina de Lamego, localizada na cidade de Sabará (MG).

A planta tem capacidade para tratar 150 mil litros de efluentes por hora e utiliza a tecnologia de osmose reversa para retirar os íons da água. O projeto foi realizado lado a lado com a Gmar Ambiental, que prestou serviços desde a engenharia básica detalhada até a obra civil com fabricação e fornecimento de equipamentos, além de instalação e operação assistida.

“Esta técnica é realizada em algumas situações, mas na área de mineração é algo inédito no Brasil. Para conseguir atender às exigências da legislação do COPAM, o tratamento precisou ser feito com tecnologia de ponta. Por isso, utilizamos a ultrafiltração seguida pela osmose reversa”, conta Kleber Strufaldi, gerente de processos da Gmar Ambiental.

O profissional explica que as vantagens do processo que traz benefícios para a empresa e, principalmente, para o meio ambiente: “É uma água de excelente qualidade e com baixa turbidez (neste caso, é menor que 0,5 NTU). Na indústria ela pode ser reutilizada com qualquer outra finalidade”.

WhatsApp GMAR Ambiental
GMAR Ambiental www.gmarambiental.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×