Destaques
Você Sabe O Que É Sustentabilidade Empresarial?
Com a constante mudança no clima e todos os processos que estão alterando o funcionamento do meio ambiente, surgiu a sustentabilidade empresarial, uma forma de...
LEIA MAIS »Saiba Tudo O Que Você Precisa Sobre As Últimas Atualizações Do Marco Do Saneamento!
Uma realidade que, infelizmente, muitos conhecem e vivem diariamente. O saneamento desde sempre é um direito básico de toda a população, mas, infelizmente, essa não...
LEIA MAIS »Entenda A Diferença Entre Água Cinza E Água Negra
Ambos os termos se referem à água residual gerada dentro de nossas residências, mas você sabe a diferença entre eles?Saber identificar a origem e a...
LEIA MAIS »
Blog
Compartilhe:
Basta observar as nascentes e os rios para perceber as consequências das ações humanas e como o meio ambiente está sofrendo os impactos da poluição e do desmatamento. Seja por conta das empresas, falta de políticas públicas ou hábitos equivocados da população, os efeitos estão indo de encontro com a fauna e a flora. Mas como o tratamento de efluentes beneficia o meio ambiente?
Focada na limpeza das águas, a medida é ideal para evitar que as sujeiras sejam despejadas de forma irregular na natureza, afetando o solo e os animais. A medida é um modelo consciente da reutilização da água e da preservação ambiental. Quer saber qual é a importância do processo? Então confira o conteúdo completo!
Efluentes e o meio ambiente
Os efluentes são os resíduos que acabam sendo despejados na água, seja no uso residencial ou empresarial. Sem o tratamento adequado ou a ligação correta da rede de esgoto, as sujeiras vão parar nos rios e lagos, contaminando a água, o solo e atrapalhando a vida dos seres vivos.
Por todas as complicações decorrentes da falta de gestão de efluentes, a situação acaba prejudicando o meio ambiente e os recursos naturais. Infelizmente, ainda existem diversos locais do país que sofrem com a ausência de iniciativas focadas no cuidado com os despejos, atrapalhando a preservação ambiental.
Gestão de efluentes x doenças
Se engana quem pensa que a aparência é o único problema. Além de prejudicar a natureza, a liberação dos efluentes acaba impactando a saúde humana, contribuindo com o surgimento de problemas e de doenças.
Como o esgoto sanitário acaba sendo despejado nos locais errados, as nascentes e águas limpas podem ser contaminadas com sujeiras humanas, incluindo as fezes —.aumentando o aparecimento de doenças causadas por bactérias e parasitas. Cólera, disenteria, meningite, amebíase e hepatites A e B são alguns dos problemas que podem surgir.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cada real gasto com saneamento básico é capaz de gerar uma economia de quatro reais na saúde pública. O dado é de extrema importância, levando em consideração o cenário nacional e os problemas que são enfrentados quando o assunto é saneamento básico e o tratamento dos efluentes.
Como o tratamento de efluentes beneficia o meio ambiente?
Mantendo o cuidado necessário com a água que será liberada, seja depois do uso das empresas ou indivíduos, o grande diferencial é o impacto que será gerado no meio ambiente, levando em consideração o descarte adequado.
Isso porque o líquido será tratado, eliminando as toxinas que podem prejudicar o solo e os seres vivos.
O cuidado com aquilo que está sendo depositado no meio ambiente já está presente na regulamentação brasileira. Economia, uso consciente e credibilidade são outros ganhos das empresas que pensam e atuam de acordo com a natureza.
Quer saber mais sobre o processo e o que pode ser feito na sua instituição? Aproveite para entrar em contato com a nossa equipe e saiba quais opções são as mais indicadas para o seu segmento. Você pode começar a cuidar do meio ambiente hoje mesmo!
Entre em contato com a nossa equipe, podemos te ajudar!