R. Cap. José Antônio Lagareiro, 520 - Mauá - SP

Mitos E Verdades Sobre Uma Crise Hídrica!

Destaques

Quais As Consequências De Uma Má Gestão De Efluentes?

Quais As Consequências De Uma Má Gestão De Efluentes?

Independente de ser ou não uma empresa geradora de efluentes, a relação de transparência e verdade com as atividades exercidas é essencial considerando todas as...

LEIA MAIS »
Água Potável, Água Pura E Água De Reuso: Quais São As Diferenças?

Água Potável, Água Pura E Água De Reuso: Quais São As Diferenças?

Com o crescimento das cidades, o aumento populacional e as atividades das indústrias, existe um recurso que é utilizado em quase todas as operações: a...

LEIA MAIS »
As Consequências Do Despejo Incorreto De Esgoto

As Consequências Do Despejo Incorreto De Esgoto

O tratamento e despejo incorreto de esgoto são fontes que geram uma enormidade de problemas, tanto de contaminação quanto de saúde pública. Entenda a seguir.Com...

LEIA MAIS »

Blog

Compartilhe:

Mitos E Verdades Sobre Uma Crise Hídrica!

A crise hídrica enfrentada atualmente tem se tornado tema de destaque em diversas discussões, principalmente no que diz respeito à necessidade de preservação dos recursos. No entanto, é fácil encontrar informações que nem sempre são verdadeiras.

Por isso separamos alguns mitos e verdades sobre o assunto para que você possa entender um pouco mais sobre a crise hídrica atual.

A seca prolongada pode provocar um êxodo urbano

A crise hídrica ocasiona, entre outras coisas, a necessidade de adequação principalmente por parte das indústrias, fato esse que já é possível perceber pela instalação de indústrias de bebidas em regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos. No entanto, uma grande migração das cidades para o campo é algo um pouco exagerado, tendo em vista que, em outros períodos, ocorreram secas.

Se voltar a chover, a crise acaba

O simples retorno das chuvas não indica, necessariamente, o fim da crise hídrica. Isso porque o problema é muito maior do que parece, envolvendo ações humanas como o desmatamento, por exemplo. Isso significa que são necessárias uma série de ações de preservação ambiental e saneamento para resolver definitivamente o problema. Além disso, estima-se que, para que os mananciais voltem a contar com sua capacidade plena, é preciso de cerca de 5 verões chuvosos.

Os poços artesianos podem secar nas grandes cidades

Muitos locais contam com poços artesianos para o abastecimento de água. No entanto, tais reservas não são infinitas, o que significa que, sem a presença de áreas verdes e chuva, tais poços podem sim secar e ocasionar grandes problemas de desabastecimento. Em alguns locais de São Paulo, por exemplo, foi proibida a instalação de novos poços, em virtude do risco de desabastecimento.

A estiagem pode causar um apagão

Essa é uma das maiores preocupações da população quando se fala de crise hídrica, e com razão. Nossa principal fonte de energia elétrica são as usinas hidrelétricas, de forma que é fácil verificar a relação entre os baixos níveis de água e o desabastecimento energético.

Consumir água do mar é uma alternativa possível

A melhor resposta para esse fato é: “depende”, pois, apesar de existir a possibilidade de dessalinizar a água do mar, tal processo é inviável economicamente falando, pois ainda é muito mais barato despoluir os rios e lagos. No entanto, em cidades litorâneas, o investimento em tal tecnologia pode ser uma excelente alternativa para as indústrias.

A população pode precisar consumir “água de esgoto”

Apesar de ser verdade, a forma como essa informação é colocada transparece uma informação equivocada. Atualmente já existe tecnologia para despoluir a água dos esgotos, podendo torna-la até mesmo ideal para o consumo humano, o que pode sim se tornar uma solução para o futuro, desde que atrelada à diversos ensaios de laboratório que atestem a qualidade da água tratada.

A indústria e a agricultura consomem mais água que as residências

Nesses casos tudo depende do perfil da região domiciliar e das indústrias presentes no local. Em muitos locais, como a região de São Paulo abastecida pelo Alto Tietê, por exemplo, as residências chegam a corresponder a cerca de 60% de todo o consumo de água.

A produção de alimentos pode ser comprometida

A relação entre a disponibilidade de alimentos e o volume de chuvas é fácil de ser percebida, inclusive porque já temos vivido uma escassez de alguns alimentos, especialmente aqueles produzidos na região sudeste. Além disso, a carne vermelha também tem seu preço impactado pela seca, uma vez que é necessário aumentar a suplementação da do gado.

A estiagem piorou o surto de dengue

Devido à falta de chuvas, muitas pessoas acabam armazenando água em baldes, poços ou outros meios inadequados e/ou com vedação insuficiente, o que acaba por criar ambientes propícios ao desenvolvimento do mosquito da dengue. Apesar de não existir uma relação direta entre estiagem e surtos de dengue, o aumento de casos neste ano se deu principalmente por esse comportamento da população em realizar o armazenamento inadequado de água.

Doenças e epidemias surgem com maior facilidade

A falta de água suficiente para a realização do correto saneamento básico tem grande relação com o surto de doenças como, por exemplo, diarreia e hepatite. Isso porque, com a escassez de água, muitas pessoas acabam consumindo recursos de menor qualidade e/ou de fontes desconhecidas (como no caso de caminhões pipa), as quais nem sempre recebem o tratamento adequado.

Tem interesse em saber mais sobre como funcionam os nossos serviços aqui na Gmar? Clique aqui e descubra!

WhatsApp GMAR Ambiental
GMAR Ambiental www.gmarambiental.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×