Destaques

Conheça Os Tipos De Efluentes Industriais Produzidos
Antes de tudo, é importante ressaltar que toda empresa gera efluentes. Independente do meio, localização ou setor onde está envolvida, cada empresa libera diferentes tipos...
LEIA MAIS »
Os Desafios Do Saneamento Básico No Estado De São Paulo
O saneamento básico vai muito além de levar água potável à população. É uma questão que envolve a saúde pública e os investimentos em pesquisa,...
LEIA MAIS »
Crise Hídrica E Reuso De Água!
Mais uma vez temos vivido uma crise hídrica no nosso país, como tem acontecido quase periodicamente nos últimos anos, e da mesma forma, a crise...
LEIA MAIS »
Blog
Compartilhe:

Você já parou para pensar em todos os itens que são consumidos e na forma como cada produção é capaz de impactar a natureza e a vida no planeta? Infelizmente, não temos o hábito de analisar os impactos que são gerados dia a dia, fator que está colocando o mundo em perigo, criando o Dia da Sobrecarga da Terra.
O termo pode até ser atual, mas trata de um problema que já acontece há anos: o uso desenfreado dos recursos naturais e de todos os bens que recebemos das matas, fauna e flora. A aceleração da indústria e a cultura do consumismo também são velhos conhecidos, incentivando uma produção que vai além do necessário.
Quer saber mais sobre o Dia da Sobrecarga da Terra e como é possível incentivar um desenvolvimento sustentável? Então confira o conteúdo completo!
O Dia da Sobrecarga da Terra
Basta observar ao redor para compreender quantos recursos são produzidos pela natureza, incluindo água, alimentos e itens que usamos para a beleza ou até mesmo decoração. Entretanto, sempre que o fato é o Dia da Sobrecarga da Terra, isso significa que atingimos um patamar triste.
Isso porque a data marca no calendário quando esgotamos todos os recursos que o planeta é capaz de renovar durante um ano. É como se o nosso consumo acabasse, antes do tempo previsto (365), com aquilo que foi produzido pela natureza.
Em 2021, por exemplo, a data ficou marcada em 29 de julho, ou seja, no meio do ano. A iniciativa do Dia da Sobrecarga da Terra partiu do instituto independente britânico de pesquisas New Economics Foundation, parceira da Global Footprint Network.
Para chegar ao resultado, são avaliados os recursos ecológicos e a pegada ecológica da humanidade. Entretanto, a estimativa da organização é que o consumo já ultrapassou a capacidade de um planeta. Agora precisamos de 1,7 planetas para conseguir sobreviver e produzir – uma conta que não fecha.
Como mudar o cenário?
Diante da demanda recorrente e da evolução, existem algumas medidas que podem ser adotadas, pensando no desenvolvimento sustentável e preservação ambiental. O primeiro passo é ter em mente que de nada adianta as inovações sem a natureza, sem manter o cuidado com a terra.
A economia de energia, a redução no uso da água, o incentivo às práticas que estão relacionadas com a natureza, o consumo consciente e a reciclagem são algumas das medidas conhecidas, mas que podem gerar uma economia significativa, indo de encontro com a redução dos números que conhecemos.
No âmbito empresarial, o foco pode ser o tratamento de efluentes e gestão de efluentes, cuidando de todos os recursos e dos itens que são dispensados pela água, tendo em mente que a poluição nos rios, lagos e mares é um dos problemas mais significativos para a sobrevivência no planeta.
Tratar o que será despejado na natureza é o mínimo que podemos fazer por ela. Cabe ao homem compreender que a evolução precisa estar em conjunto com o que é natural e que a busca pela sustentabilidade é uma ação em conjunto.
Entre em contato com a nossa equipe, e saiba como atuamos na preservação do meio ambiente.