R. Cap. José Antônio Lagareiro, 520 - Mauá - SP

A Importância Do Tratamento De Efluentes Na Indústria

Destaques

Quais As Consequências De Uma Má Gestão De Efluentes?

Quais As Consequências De Uma Má Gestão De Efluentes?

Independente de ser ou não uma empresa geradora de efluentes, a relação de transparência e verdade com as atividades exercidas é essencial considerando todas as...

LEIA MAIS »
A Importância Da Legislação Ambiental E O Impacto Nos Negócios

A Importância Da Legislação Ambiental E O Impacto Nos Negócios

Suas normas foram criadas para a proteção do meio ambiente e gerar mais consciência sobre os efeitos causados pelas empresas. A legislação ambiental é uma preocupação...

LEIA MAIS »
Água De Chuva É Vida, Economia E Sustentabilidade Para O Seu Negócio!

Água De Chuva É Vida, Economia E Sustentabilidade Para O Seu Negócio!

A água de chuva pode ser uma fonte sustentável para qualquer negócio, com o seu reúso podemos economizar água e assim cuidar do meio ambiente.A...

LEIA MAIS »

Blog

Compartilhe:

A Importância Do Tratamento De Efluentes Na Indústria

Entenda o impacto da gestão e do tratamento de efluentes dentro da indústria como forma de economia e preservação ambiental

O tratamento de efluentes industriais é um tema que tem ganhado cada vez mais relevância, tanto pela questão ambiental quanto econômica.

A gestão adequada dos resíduos gerados pelas atividades industriais é fundamental para evitar danos ao meio ambiente e à saúde pública, além de garantir a continuidade dos processos produtivos de forma eficiente.

Acompanhe a leitura e entenda o impacto do tratamento de efluentes na indústria.

O que são efluentes industriais?

Efluentes industriais são os resíduos líquidos, sólidos ou gasosos gerados pelas atividades industriais. Esses resíduos podem conter substâncias tóxicas e contaminantes, que, se não forem tratados adequadamente, podem prejudicar o meio ambiente e a saúde humana.

Alguns exemplos de efluentes industriais são: águas de refrigeração, águas de processo, efluentes de galvanoplastia, efluentes de indústrias alimentícias, entre outros.

Impactos ambientais dos efluentes industriais

O descarte inadequado de efluentes industriais pode causar diversos impactos ambientais, tais como contaminação de rios, lagos e lençóis freáticos, degradação da qualidade do ar, destruição da flora e da fauna, prejuízos à saúde humana, impacto econômico para a empresa, que pode ser multada por danos ambientais.

Importância do tratamento de efluentes industriais

O tratamento é essencial para minimizar os impactos ambientais e garantir a continuidade dos processos produtivos.

Além disso, ele pode gerar diversos benefícios para as empresas, como redução de custos com o consumo de água e energia, possibilidade de reutilização da água tratada em outros processos, e o correto cumprimento de normas e regulamentações ambientais.

Tecnologias de tratamento de efluentes industriais

Existem diversas tecnologias disponíveis para o tratamento de efluentes industriais, que variam de acordo com o tipo e a quantidade de resíduos gerados pela empresa. Algumas das tecnologias mais utilizadas são:

  • Tratamento físico-químico: processo que utiliza reações químicas e físicas para remover impurezas do efluente
  • Tratamento biológico: processo que utiliza microrganismos para remover impurezas do efluente
  • Tratamento por membranas: processo que utiliza membranas para separar as impurezas do efluente
  • Tratamento por osmose reversa: processo que utiliza membranas para remover impurezas do efluente por meio de pressão

A Gmar Ambiental é uma empresa comprometida com o desenvolvimento de soluções inovadoras e tecnologias em gestão e tratamento de efluentes industriais, permitindo alias economia e sustentabilidade em um só lugar.

Conheça nossos principais serviçose fale com um de nossos consultores para que possamos te auxiliar na necesidade do seu negócio!

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe a nossas redes sociais e fique por dentro de todas as atualizações: Facebook, Instagram, LinkedIn.

WhatsApp GMAR Ambiental
GMAR Ambiental www.gmarambiental.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×