Destaques
Qual A Importância Da Gestão De Efluentes Industriais Na Sua Empresa?
Há alguns anos, o tema meio ambiente e sustentabilidade vem ganhando força e vem sendo o centro do palco em discussões na sociedade, em empresas...
LEIA MAIS »Entenda A Diferença Entre Água Cinza E Água Negra
Ambos os termos se referem à água residual gerada dentro de nossas residências, mas você sabe a diferença entre eles?Saber identificar a origem e a...
LEIA MAIS »Compliance: O Segredo Do Sucesso!
O sucesso de uma empresa com certeza está em profissionais capacitados e com conhecimentos avançados, a fim de realizar serviços e oferecer soluções inovadoras e...
LEIA MAIS »
Blog
Compartilhe:
Os óleos são substâncias essenciais para a sociedade, estando presentes em diversas substâncias que vão desde lubrificantes automotivos até grandes máquinas industriais, gerando um enorme volume de efluentes que precisa ser tratado corretamente. Entenda a importância do seu tratamento.
Óleos são classificados como substâncias líquidas e viscosas, derivados de combustíveis fósseis como a gasolina e o diesel, e estão presentes em boa parte dos processos industriais seja como matéria-prima, ou também como parte integrante dos componentes que possibilitam o correto funcionamento de máquinas e equipamentos.
Apesar de serem associados geralmente à indústria automobilística, quase todo segmento industrial conta com efluentes oleosos. É o caso da indústria de alimentos, por exemplo, na qual é gerado um grande volume de gorduras.
Tratar tais efluentes é uma tarefa desafiadora e que necessita de extremo cuidado, seguindo padrões rígidos de qualidade e eficiência, a fim de evitar quaisquer riscos de contaminação.
O desafio no tratamento de efluentes oleosos
Estima-se que um único litro de óleo seja capaz de contaminar até 20 mil litros de água limpa.
O dado é alarmante e mostra claramente a necessidade de se tratar efluentes contaminados com óleo com extrema cautela, afinal, seu poder de degradação do meio ambiente é altíssimo, causando enormes prejuízos à fauna e à flora.
Devido a tal gravidade, as leis ambientais referentes ao descarte de efluentes oleosos são rígidas, estabelecendo limites baixíssimos de concentração para os contaminantes.
Metodologias de tratamento
Existem diversos procedimentos que permitem separar o óleo da água, uma vez que ambos os componentes não se misturam naturalmente.
Dentre tais metodologias, podemos citar os processos anaeróbios (realizados em reatores específicos), a decantação (procedimento pelo qual há a remoção do óleo e da água em grandes tanques por diferença de densidade, reduzindo o consumo de produtos químicos para separação), e tratamentos por processos físico-químicos, que combinam ações como a decantação com a utilização de substâncias desenvolvidas especificamente para retirar os contaminantes oleosos da água.
STEO – Sistema de Tratamento de Efluentes Oleosos
A Gmar Ambiental é especialista no desenvolvimento de soluções para o tratamento de efluentes oleosos provenientes da lavagem de componentes pesados como: tratores, caminhões fora da estrada, ônibus e maquinários industriais.
O STEO – Sistema de Tratamento de Efluentes Oleosos conta com a tecnologia de ponta da Gmar, sendo capaz de tratar efluentes contaminados por óleos por meio de processos físico-químicos, combinando diversas etapas:
- Remoção de sólidos finos;
- Remoção da parte oleosa;
- Floculação;
- Decantação;
- Filtração;
- Desinfecção.
O sistema é compacto, o que oferece uma fácil instalação em qualquer local, atendendo às necessidades da sua empresa de forma versátil, proporcionando alta eficiência na remoção de sólidos e oleosos, garantindo economia na conta de água pelo reaproveitamento dos efluentes, e conferindo pleno atendimento às legislações ambientais vigentes.
O STEO está disponível em versões com as seguintes capacidades de tratamento:
- 1.000 L/h;
- 3.000 L/h;
- 5.000 L/h;
- 10.000 L/h.
Acesse, conheça o equipamento e faça um orçamento personalizado e sem compromisso.
Garanta até 50% de economia na sua conta de água!