Destaques
Crise Hídrica E Reuso De Água!
Mais uma vez temos vivido uma crise hídrica no nosso país, como tem acontecido quase periodicamente nos últimos anos, e da mesma forma, a crise...
LEIA MAIS »O Papel Da Mineração Na Retomada Da Economia
Após um longo tempo de crise em quase todos os setores da economia brasileira, em virtude da pandemia que atingiu todo o mundo, é tempo...
LEIA MAIS »Os Desafios Da Preservação Dos Recursos Hídricos
Preservar a água e os recursos hídricos é preservar a vida e garantir um mundo mais sustentável para as futuras gerações. Entenda quais os principais...
LEIA MAIS »
Blog
Compartilhe:
O saneamento básico vai muito além de levar água potável à população. É uma questão que envolve a saúde pública e os investimentos em pesquisa, desenvolvimento e tecnologia.
O saneamento básico diz respeito a um conjunto de serviços como: abastecimento e distribuição de água à população, coleta e tratamento de esgoto, limpeza e drenagem urbana e o manejo de resíduos sólidos e das águas pluviais, sendo um direito garantido a todo cidadão brasileiro pela Constituição Federal e parte fundamental do desenvolvimento de uma sociedade.
Desenvolver infraestrutura de qualidade em saneamento contribui para diversos aspectos socioeconômicos como saúde pública, preservação do meio ambiente até mesmo educação e economia das regiões.
No Brasil, e no Estado de São Paulo, o tema ainda passa por uma série de desafios, que precisam ser superados para ampliar e garantir o acesso integral da população a um saneamento básico de qualidade.
Um panorama da infraestrutura de saneamento do Estado de São Paulo
O Brasil como um todo enfrenta diversos desafios relacionados ao saneamento ambiental, uma vez que tal ponto exige que sejam realizados investimentos de peso em infraestrutura para a construção de sistemas eficientes e capazes de atender à toda população. E no Estado de São Paulo não poderia ser diferente.
O tema foi debatido no “Seminário São Paulo 2030”, realizada pela Folha de S. Paulo, que teve como pauta os principais desafios enfrentados pelo Estado para a ampliação dos serviços de saneamento básico.
O principal ponto levantado diz respeito ao atraso no desenvolvimento de novas tecnologias e investimentos no setor, uma vez que grande parte dos equipamentos que são atualmente utilizados estão datados da época da Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945).
Tais equipamentos eram capazes de suprir as necessidades da população, mas passaram a enfrentar grandes problemas relacionados principalmente ao crescimento populacional e de infraestrutura das cidades, que passaram a contar com demandas maiores e mais exigentes, que necessitam de novas tecnologias.
Além da renovação de equipamentos, é preciso ter em mente que toda a estrutura de saneamento precisa considerar os impactos ambientais, visto que a realidade atual do Estado e do globo como um todo, é de grandes problemas climáticos como o aquecimento global e o desmatamento. Dessa forma, investir em sistemas capazes de tratar efluentes para reaproveitá-los ou descartá-los sem afetar mananciais, lençóis freáticos e outras regiões é fundamental para garantir a preservação ambiental.
A importância do Marco Legal do Saneamento
Estabelecido em 2020, o Marco Legal do Saneamento tem como objetivo estabelecer a meta de que 99% das pessoas tenham acesso à água potável até 2033, e que ao menos 90% contem com sistemas eficientes de coleta e tratamento de esgoto no mesmo período.
A lei é fundamental para o desenvolvimento do setor de saneamento, pois regulamenta e possibilita que investimentos privados sejam realizados, ampliando a capacidade de desenvolvimento de tecnologia e favorecendo principalmente a parte mais carente da população, a qual é também a mais afetada pela falta de saneamento ambiental de qualidade.
O papel da Gmar Ambiental
A Gmar Ambiental é especialista no desenvolvimento de soluções de gestão e tratamento de efluentes, sendo capaz de criar equipamentos compactos e versáteis para tratar corretamente os efluentes domésticos, comerciais e industriais.
Nos preocupamos em proporcionar soluções que sejam ambiental e socialmente responsáveis, capazes de proporcionar ganhos econômicos para a população e que preservam o meio ambiente, atendendo também a todas as legislações vigentes.
Entre em contato com a nossa equipe, podemos te ajudar!