R. Cap. José Antônio Lagareiro, 520 - Mauá - SP

Água Potável, Água Pura E Água De Reuso: Quais São As Diferenças?

Destaques

A Importância Do Tratamento De Efluentes Na Indústria

A Importância Do Tratamento De Efluentes Na Indústria

Entenda o impacto da gestão e do tratamento de efluentes dentro da indústria como forma de economia e preservação ambientalO tratamento de efluentes industriais é...

LEIA MAIS »
Você Sabia Que O Tratamento De Efluentes Pode Gerar Incentivos Fiscais?

Você Sabia Que O Tratamento De Efluentes Pode Gerar Incentivos Fiscais?

Entenda os benefícios da correta gestão e tratamento de efluentes que vão além da economia e do atendimento à legislação ambiental Além dos benefícios ambientais e...

LEIA MAIS »
As Consequências Do Despejo Incorreto De Esgoto

As Consequências Do Despejo Incorreto De Esgoto

O tratamento e despejo incorreto de esgoto são fontes que geram uma enormidade de problemas, tanto de contaminação quanto de saúde pública. Entenda a seguir.Com...

LEIA MAIS »

Blog

Compartilhe:

Água Potável, Água Pura E Água De Reuso: Quais São As Diferenças?

Com o crescimento das cidades, o aumento populacional e as atividades das indústrias, existe um recurso que é utilizado em quase todas as operações: a água. Responsável por manter a vida na terra e por garantir ações básicas, como a alimentação, é essencial pensar em iniciativas quando o assunto é o uso da água potável, água pura e água de reuso.

Com finalidades distintas, as possibilidades devem ser utilizadas para melhorar a vida na terra, assegurando que o recurso possa ser usado de forma consciente. Por mais que o cenário severo de desabastecimento seja mais comum nos sertões, grandes capitais já passaram por problemas, como é o caso de São Paulo.

O que fazer para evitar a situação? Será que compreender o que é água potável, água pura e água de reuso pode ser o caminho?

Água potável

Você, com certeza, já comparou a água potável com a água pura, não é mesmo? Entretanto, vale ressaltar que ambas possuem papéis distintos quando o assunto é o uso consciente.

Conhecida por ser o líquido mais importante para o ser humano, existem diversos processos que garantem a qualidade da água que bebemos, incluindo os sais minerais e tudo aquilo que o organismo precisa.

Com os métodos de filtragem que são aplicados pelas companhias de saneamento básico,são retiradas as impurezas que podem contaminar o consumo, incluindo as bactérias, possibilitando o acesso à água de qualidade.

O cuidado é fundamental para minimizar as chances de contaminação e possíveis doenças. Além da filtragem que é feita pela empresa, também é possível fazer uma segunda etapa na sua casa, por meio de equipamentos que filtram a água.

O caminho até o copo é longo, mas essencial para que o líquido adequado seja servido, com tudo aquilo que o organismo precisa para funcionar.

Água de reuso

Quando o assunto é a água de reuso, são consideradas adequadas aquelas que estão de acordo com os padrões estabelecidos, conforme o que é esperado nas situações em que acontece o reaproveitamento de água.

Independentemente da captação do líquido, um dos requisitos é que a água tenha sido utilizada no desenvolvimento de alguma ação humana. O próximo passo é a gestão dos efluentes,garantindo a transformação para água de reuso, por meio do tratamento adequado.  

O exemplo mais palpável é a água da chuva. Quando captada da forma adequada, o líquido pode ser tratado ou até mesmo utilizado em processos que não precisam de água potável. Além de ser um mecanismo eficiente, ainda contribui com a preservação ambiental.

Água pura

Por último, mas não menos importante, está a água pura, que não conta com nenhuma substância em sua composição. O hidrogênio e o oxigênio são os únicos componentes que podem ser encontrados nesta opção.

Na maioria dos casos, o uso da água pura é feito por empresas, especialmente naquelas em que existe a geração de energia elétrica. Para chegar aos índices ideais, é feito um processo de destilação. É importante ter em mente que a alternativa não é indicada para consumo, por não ser capaz de suprir as necessidades humanas ou dos demais animais.

Entre em contato com a nossa equipe, podemos te ajudar!

WhatsApp GMAR Ambiental
GMAR Ambiental www.gmarambiental.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×