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Nos últimos anos, para ter sucesso no mercado, as empresas passaram a ter mais do que o comprometimento com o produto que está sendo entregue. Diante de uma realidade competitiva e com diversos fatores externos, ter a consciência do que a sua marca significa e como é vista pelo público passou a ser de extrema importância. Mas você sabe o que é o selo ESG (Environmental, Social and Governance)?
Por mais que muitas pessoas confundam a sigla com sustentabilidade, é essencial ter em mente que ambos os fatores são diferentes e que as ações propostas por cada um podem ser aplicadas em conjunto, beneficiando a organização e a sociedade.
Mais do que pensar no planeta, as novas atitudes e posicionamentos são essenciais para criar um vínculo com aqueles que estão dispostos a comprar, afinal, o público quer consumir aquilo que está relacionado com os ideias de cada um — em uma pesquisa rápida pela internet é possível lembrar de várias empresas que foram “canceladas” por determinadas atitudes, programas ou posicionamentos, não é mesmo?
Por isso, compreender o papel da sua instituição e saber o que é o selo ESG são alguns passos para o desenvolvimento sustentável.
A diferença entre ESG e sustentabilidade
Como mencionado acima, existem diferenças entre os dois termos. Enquanto a sustentabilidade engloba aspectos mais amplos, o termo ESG possui um significado, uma área de atuação para cada uma das siglas.
Por isso, é fundamental ter em mente que ambas podem ser aplicadas em conjunto. Confira o significado de cada letra:
E (Environmental ou ambiental) – aqui o foco são as ações ambientais que podem ser aplicadas no dia a dia de trabalho das empresas. Uso de recursos naturais, iniciativas para redução de emissões de carbono, consumo consciente de energia elétrica, reaproveitamento de água, tratamento de efluentes, diminuição da poluição e reciclagem são alguns exemplos.
S (Social) – políticas relacionadas com a forma como a empresa atua com os colaboradores, iniciativas de igualdade, humanização do trabalho, apoio aos direitos humanos, iniciativas sociais, parcerias com o terceiro setor, inclusão e diversidade são algumas das práticas mais comuns.
G (Governance ou governança) – neste tópico, a principal diferença está na credibilidade e na transparência da empresa, que deve utilizar as ferramentas necessárias para mapear e acompanhar os processos internos, incluindo a auditoria e o planejamento, por exemplo.
O que é o selo ESG?
Após compreender o significado dos termos, fica fácil saber que o selo é aquilo que vai comprovar e assegurar as práticas que estão sendo realizadas dentro da empresa. O título é a segurança que pode ser exibida para os consumidores e parceiros, demonstrando os valores e o perfil da sua empresa.
Além do cuidado com o planeta, com os colaboradores e com as ações sociais, as organizações que contam com o selo ESG acabam tendo um desempenho econômico acima da média, despertando a atenção de investidores e de outros setores da sociedade.
Em tempos competitivos, um diferencial como esse pode ser o próximo passo para a sua empresa. Está precisando de auxílio nas questões ambientais e na gestão de efluentes?
Entre em contato com a nossa equipe, podemos te ajudar!