R. Cap. José Antônio Lagareiro, 520 - Mauá - SP

Os Impactos Da Falta De Saneamento Básico Nas Escolas

Destaques

Como Contribuir Para O Saneamento Ambiental Dentro De Casa?

Como Contribuir Para O Saneamento Ambiental Dentro De Casa?

Ações simples dentro de casa podem contribuir para o correto saneamento ambiental e a melhora da qualidade de vida. Confira as dicas que preparamos no...

LEIA MAIS »
Como O Tratamento De Efluentes Beneficia O Meio Ambiente?

Como O Tratamento De Efluentes Beneficia O Meio Ambiente?

Basta observar as nascentes e os rios para perceber as consequências das ações humanas e como o meio ambiente está sofrendo os impactos da poluição...

LEIA MAIS »
Existem Soluções Para A Crise Hídrica No Brasil?

Existem Soluções Para A Crise Hídrica No Brasil?

A crise hídrica se tornou uma realidade no nosso país. A principal preocupação quando nos deparamos com tal situação é a respeito do risco de...

LEIA MAIS »

Blog

Compartilhe:

Os Impactos Da Falta De Saneamento Básico Nas Escolas

O saneamento básico é uma pauta de extrema importância em todos os âmbitos da sociedade, mas especialmente no ambiente escolar ele pode ser um fator que prejudica fortemente o ensino.

O saneamento básico é um desafio enfrentado em todo o Brasil, uma vez que boa parte do país ainda carece de infraestrutura de qualidade tanto para o abastecimento de água potável quanto para o tratamento adequado do esgoto.

Quando se trata do ambiente escolar, o saneamento também se faz de extrema importância, uma vez que pode ser um fator determinante para a aprendizagem dos alunos e para que os professores possam desempenhar suas atividades da melhor forma.

Entenda abaixo como saneamento e educação estão relacionados.

Como a falta de saneamento básico afeta o ensino?

É válido lembrar que, cada escola tem suas próprias dificuldades e desafios a superar, mas o saneamento básico é um problema que afeta a todos de maneira comum, gerando algumas situações que abordamos a seguir.

Um dos maiores problemas causados pela falta de saneamento básico nas escolas é o atraso no desenvolvimento dos alunos, termo utilizado para caracterizar escolas com alto índice de reprovação e baixo índice de aprendizado por parte dos alunos.

Tal atraso no desenvolvimento se dá por diversos fatores, os quais podem estar sim ligados ao saneamento no local.

Um dos fatores mais importantes para a aprendizagem está na segurança e no conforto dos alunos. Diversos estudos mostram que, independentemente do grau de ensino e da idade, sentir-se inseguro ou desconfortável no ambiente de ensino acaba por reduzir nossa capacidade de aprender.

Imagine a seguinte situação: uma sala de alunos que precisa conviver todos os dias, por 5 ou 6 horas, em um ambiente escolar com mau cheiro gerado pelo esgoto a céu aberto ao lado da janela. Tal situação causa diversos problemas de aprendizagem, pois diminui a capacidade de foco e concentração no que está sendo ensinado.

Além disso, a evasão escolar em ambientes como esse também se torna muito maior em comparação a escolas com infraestrutura de saneamento adequada, uma vez que a qualidade de vida e de saúde está diretamente relacionada ao tratamento de efluentes.

Locais sem estrutura adequada geram muito mais doenças, contaminações e consequentemente faltas por parte dos alunos.

É preciso ressaltar também que os problemas não afetam apenas os alunos, mas também os professores e o corpo de diretoria, que enfrentam as mesmas dificuldades que os alunos para desempenhar seu papel no ensino, criando um ciclo altamente prejudicial para o desenvolvimento de crianças, jovens e adolescentes.

Como melhorar a situação do saneamento em escolas?

O investimento em infraestrutura de saneamento ambiental é fundamental para a melhora da qualidade de vida população em geral, especialmente no ambiente escolar.

O Marco do Saneamento Básico pode ser um fator importante neste sentido, uma vez que abre portas para um volume maior de investimentos.

Desenvolver soluções em tratamento de efluentes que sejam cada vez mais econômicas, simples e eficientes faz parte do nosso compromisso com a sustentabilidade aliada à economia e qualidade de vida.

Acesse, conheça nossa atuação e fale com um dos nossos consultores.

WhatsApp GMAR Ambiental
GMAR Ambiental www.gmarambiental.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×